X
À medida que as mudanças climáticas se tornam uma preocupação global, organizações enfrentam a pressão para reduzir seu impacto ambiental e alcançar metas de sustentabilidade. Um dos instrumentos fundamentais para esse processo é o inventário de emissões. A seguir, falaremos o que é um inventário de emissões, como ele funciona e como pode ajudar empresas a reduzirem seu impacto ambiental.
Um Inventário de Emissões é um levantamento detalhado das emissões de gases de efeito estufa (GEE) produzidas por uma empresa. Este processo envolve a coleta e análise de dados relacionados às atividades e operações da empresa que geram emissões de GEE. O Inventário de Emissões é uma ferramenta essencial para identificar, quantificar e gerenciar as emissões, ajudando as empresas a entender melhor seu impacto ambiental e a desenvolver estratégias para mitigá-lo.
No Brasil, a preocupação com as emissões de GEE tem crescido significativamente. De acordo com o Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa, as emissões brasileiras foram de aproximadamente 2.205 milhões de toneladas de CO2 em 2020. A meta do país é reduzir suas emissões em 43% até 2030, em relação aos níveis de 2005, conforme o Acordo de Paris.
Globalmente, a situação é igualmente crítica. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as emissões globais devem ser reduzidas em cerca de 45% até 2030 e atingir a neutralidade em carbono até 2050 para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Inventário de Emissões da Gás Verde
Uma das metodologias utilizadas para reportar as emissões das empresas é o Greenhouse Gas Protocol, padrão global de mensuração de emissões de gases de efeito estufa. O Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro e foi desenvolvido pela FGV e WRI Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o WBCSD – World Business Council for Sustainable Development e 27 outras empresas.
A Gás Verde publica o seu inventário de emissões de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro do GHG Protocol. Este ano, a empresa recebeu o selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol e conseguiu reduzir em 50% suas emissões ao usar equipamentos mais eficientes e adotar gestão ambiental da operação mais avançada. Essa conquista reflete nossos esforços em monitorar, reportar e reduzir nossas emissões, alinhando-nos às melhores práticas internacionais. Essa conquista é um passo na nossa jornada para contribuir com um planeta mais saudável e reforça nosso papel como atores ativos na transição energética brasileira. Para conhecer o nosso inventário completo, lançado em agosto de 2024, basta consultar o site https://registropublicodeemissoes.fgv.br/
A Gás Verde, como líder na produção de biometano, está comprometida com a redução das emissões de GEE e a promoção de práticas sustentáveis. Oferecemos soluções 100% renováveis que ajudam empresas a reduzir suas emissões e alcançarem suas metas de sustentabilidade. Nossos produtos contribuem para uma matriz energética mais limpa e oferecem certificações que comprovam o impacto ambiental positivo de nossas soluções.
O inventário de emissões é uma ferramenta importante para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental e alcançar metas de sustentabilidade. Ao entender e gerenciar suas emissões de GEE, as companhias podem tomar decisões assertivas, melhorar a reputação da marca e contribuir para a diminuição da crise climática. Com o apoio da Gás Verde, sua empresa pode adotar o biometano em sua estratégia ambiental, promovendo uma transição para um futuro mais sustentável.