Vesuvius substitui gás natural por biometano e será primeira fábrica do grupo no mundo a atingir o NetZero

O desafio

Líder global em engenharia de fluxo de metal fundido, a Vesuvius tinha a missão de substituir o gás natural de uma das suas 54 plantas pelo mundo para avançar de forma efetiva no processo de descarbonização.

Planta movida a biometano

Em 2024, a Vesuvius fechou um contrato de cinco anos com a Gás Verde para o fornecimento de 8 milhões de m³ de biometano para sua fábrica em Campo Grande, no Rio de Janeiro. A distribuição é feita via carretas movidas a biometano a partir da fábrica da Gás Verde em Seropédica (RJ).

Resultados

Com esse volume, a Vesuvius espera evitar a emissão de mais de 15.500 toneladas de CO₂ na atmosfera em cinco anos, reduzindo em 99% os gases poluentes da sua unidade fabril. Ela será a primeira do grupo no mundo a atingir o NetZero até 2030.

Depoimentos

O que diz a Vesuvius

Fabiano Barros, Gerente de Sustentabilidade da Vesuvius – América Latina

“Identificamos no biometano a melhor solução de alternativa energética. Hoje, conseguimos evitar quase 90 toneladas de CO2 na atmosfera durante o nosso processo. Somos a primeira unidade da Vesuvius no mundo a atingir o Net Zero já no final de 2024. É o objetivo estratégico do nosso negócio e conseguimos antecipar em seis anos com essa parceria com a Gás Verde.”

Veja também:

1ª cervejaria do Brasil movida a biometano, fez a substituição completa do óleo vegetal.

Saiba mais

1ª fábrica do grupo no mundo a usar biometano, fez a substituição completa do gás natural.

Saiba mais

Com a substituição completa do gás natural, será a 1ª fábrica da multinacional a atingir o NetZero no mundo.

Saiba mais